Consumidores com até 40 anos somam dois terços dos financiamentos solares
Os consumidores entre 18 e 40 anos responderam por pouco mais de um terço dos financiamentos realizados no Brasil para instalação de sistemas de energia solar no terceiro trimestre de 2024.
É o que aponta um balanço realizado pelo Meu Financiamento Solar, empresa especializada em financiamentos para projetos fotovoltaicos de GD (geração distribuída).
De acordo com o levantamento, os créditos liberados para essa faixa etária representaram 36,7% do total de contratações entre os meses de julho e setembro.
Já os consumidores acima de 50 anos responderam por 32,5% das contratações, enquanto o público entre 41 e 50 anos correspondeu a 30,8%.
Ao recortar os consumidores entre 31 e 40 anos, a participação foi de 26,7%, e para os com menos de 30 anos, o índice foi de 10%.
Segundo Carolina Reis, diretora do Meu Financiamento Solar, os números refletem a diversidade de perfis que aderem ao crédito para energia solar, embora o público mais jovem tenha se mostrado significativo.
“Quando surgiu no Brasil, em meados de 2012, a energia solar despontou como algo inovador e benéfico do ponto de vista ambiental, o que sempre atraiu consumidores mais preocupados com a sustentabilidade e proteção ambiental”, comenta.
“Nos últimos cinco anos, porém, a tecnologia ganhou escala e tornou-se acessível a todos, sendo adotada hoje como a principal alternativa econômica de redução de gastos na conta de energia, que aumenta ano a ano no país”, acrescenta Carolina.
Atualmente, o Brasil conta com mais de quatro milhões de unidades consumidoras atendidas pela tecnologia fotovoltaica, com mais de três milhões de sistemas instalados no segmento de micro e minigeração distribuída.
Esses sistemas já estão presentes em mais de 99% dos 5.570 municípios do país, segundo dados da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica).
Estados com maior volume de financiamentos
Ainda em relação ao terceiro trimestre do ano, outro balanço do Meu Financiamento Solar destacou que os consumidores do estado de São Paulo lideram as contratações para implantação de sistemas fotovoltaicos em telhados e pequenos terrenos no país.
Segundo o mapeamento, os paulistas representam 14,8% do total de aquisição de crédito na plataforma no terceiro trimestre deste ano. Em seguida, o ranking traz os estados do Pará e do Mato Grosso, com 12,2% e 8,3%, respectivamente