ANEEL publica calendário de acionamento das bandeiras tarifárias em 2025
Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza aos consumidores as condições conjunturais da geração de energia elétrica no Brasil.
A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) divulgou nesta segunda-feira (13/1) o calendário de acionamento das bandeiras tarifárias para 2025. Em janeiro, foi mantida a bandeira verde, indicando que não haverá cobrança adicional na tarifa de energia, devido às condições favoráveis de geração proporcionadas pelas chuvas recentes.
A bandeira tarifária para fevereiro será divulgada no dia 31 de janeiro, com expectativa de permanência na cor verde, refletindo a continuidade das condições favoráveis.
Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza aos consumidores as condições conjunturais da geração de energia elétrica no Brasil. As bandeiras amarela e vermelha (nos patamares 1 e 2) representam acréscimos na tarifa, acionados em períodos de geração desfavorável.
Essas cores entram em vigor quando há escassez de chuvas ou afluências abaixo do esperado, o que exige o acionamento de usinas termelétricas, cuja operação tem custos mais elevados, encarecendo a energia para os consumidores.
Confira o calendário previsto para divulgação das bandeiras em 2025.