Blog

tipos de sistemas solares

Tipos de sistemas solares Fotovoltaicos

 

Os sistemas solares fotovoltaicos podem ser divididos em três tipos: àqueles que são conectados à rede, o on grid (formados por um conjunto de materiais que visam a conversão de energia solar em elétrica, sendo inserida diretamente na rede elétrica) ; aqueles isolados, o off grid (autossustentável na geração de energia por meio da utilização de baterias e não conectado à rede) e os híbridos ( estes são uma mistura dos dois sistemas).

Normalmente os sistemas isolados são utilizados em locais onde o custo de conexão com a rede elétrica é bastante elevado, como em casas no campo, bombeio de água e diversas outras situações. Os sistemas que são conectados à rede acabam por substituir ou complementar a energia elétrica disponível até então.

 

Sistemas fotovoltaicos híbridos

 

Os sistemas híbridos de energia solar fotovoltaica são constituídos por uma mistura de “sistemas isolados” com “sistemas conectados à rede elétrica”. Isso significa que o sistema é conectado à rede elétrica, porém, possui um banco de baterias para armazenar a energia também. Portanto, os sistemas híbridos são mais caros que os tradicionais on grid, já que, além do banco de baterias, eles também necessitam de diversos mecanismos de segurança e equipamentos específicos, que acabam encarecendo a solução como um todo.

 

Off-grid

Assim como citamos acima, esses sistemas são autônomos, que independem de rede de distribuição de energia elétrica, sendo sustentados através de baterias que são dispositivos de armazenamento.

Estes são compostos dos seguintes elementos:

  • painéis solares;
  • cabos e estrutura de suporte, que compõem juntos o bloco de geração de energia;
  • inversores e controladores de carga;

Normalmente esses sistemas são utilizados para o bombeamento de água, eletrificação de cercas e postes de luz,pequenos sistemas de capacidade energética entre 1,5 kilowatt-pico (kWp) e 20 kWp e os grandes, de 20 kWp a 1 MWp.

 

Quando não há a presença de sol, isso não é um problema, pois as baterias armazenam a energia excedente produzida, permitindo que este funcione. Nesse sentido, na hora de adquirir esse sistema, vale pensar sobre as baterias com espaços suficientes para suprir as necessidades energéticas temporárias. Isso leva em consideração as condições climáticas, a incidência de luz e demandas energéticas residenciais

 

On-grid

Também chamados de grid-tie, este tipo de sistema fotovoltaico precisa, necessariamente, estar conectado à rede de distribuição de energia. Este é considerado mais eficiente que o sistema off-grid e não necessita de baterias e dos controladores de carga, diminuindo seu valor na hora de adquirir.

 

Nesse caso, nesse sistema os inversores, além da função de converter a corrente contínua (CC) em corrente alternada (CA), a função de sincronizar o sistema com a rede pública.  Isso ocorre, pois o sistema on-grid, por não possui um dispositivo de armazenamento, como no caso do primeiro, ou seja, toda a energia excedente vai para a rede de distribuição de energia da sua concessionária, convertendo todo o excedente em créditos de energia

Isso faz com que você tenha maior desconto na sua conta de energia, economizando bastante.

 

Visto isso, um sistema solar fotovoltaico possui:

  • Painéis solares – Estes “bombeiam” a energia para o sistema como um todo, transformando a energia solar em elétrica, podendo ser constituído de um ou mais painéis, de acordo a necessidade energética.
  • Controladores de carga – Estes são como se fossem válvulas que servem para evitar sobrecargas ou descargas exageradas na bateria, aumentando a vida útil e desempenho.
  • Inversores – Extremamente fundamentais, funcionam como se fossem o cérebro do sistema. Estes são responsáveis por transformar os 12 V de corrente contínua (CC) das baterias em 110 ou 220 V de corrente alternada (AC), ou outra tensão desejada, além de serem responsáveis pela sincronia com a rede elétrica, em caso de sistemas conectados.
  • Baterias – Estas armazenam a energia elétrica para que o sistema funcione quando não há sol.

 

Agora você já sabe quais são os tipos de sistemas solares existentes no mercado! Não perca tempo e veja também: Como ficam os investimentos do setor de energia durante a pandemia?

 

 

Compartilhe este Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.